Em 14 de julho de 1992 empresários de Jacutinga se reuniram no Clube Lítero Recreativo para formalizar a fundação da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Jacutinga. Entidade com carater patronal com os objetivos básicos de concientizar e resguardar os direitos dos comerciantes, industriais e agricultores de Jacutinga.
“A fundação da Acija começa com o pé direito: já tem sala para a sede provisória, cedida pelo empresário Zito Raffaelli, telefone oferecido por Sr. Cido Fernandes”
A ACIJA funcionou nesta sala provisória cedida pelo Sr. Zito Rafaelli, depois foi para uma sala onde hoje funciona a Escola Jean Piaget, depois mudou para uma casa na Praça dos Andradas. A entidade foi crescendo e a necessidade de mais espaço levou a ACIJA para uma casa na Rua Santo Antônio e na gestão do Rodnei a mudou para a casa do José Guerreiro na rua Major Afonso e funcionou ali durante cerca de 16 anos. O sonho de ter uma sede própria estava sempre presente e em 2017, sob o comando do presidente Dennys Bandeira foi inaugurada a sede da Acija, com dois pavimentos e 610 metros quadrados de área construida.
A história da ACIJA passa por várias conquistas, cada diretoria que passou contribuiu com um pouco. Hoje a ACIJA é uma entidade com representatividade, independente politicamente e sem fins lucrativos, dedicada a representação dos empreendedores, principalmente os de médio e pequeno porte, e à defesa da democracia e livre iniciativa.